Café e saúde: conheça as propriedades da bebida que contribuem com a qualidade de vida

Além de ser saboroso, o grão, que é uma paixão nacional, pode evitar o aparecimento de doenças, estimular a atividade cerebral e potencializar os resultados da prática de exercícios físicos

O café é uma paixão nacional. Está presente em 97% dos lares brasileiros e, também, possui um papel fundamental na manutenção da saúde e da qualidade de vida. Durante a terceira edição do projeto ABIC Convida, algumas das propriedades do café foram apresentadas por Marina Seidl, nutricionista e membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional.

Prevenção: Minerais, ferro, aminoácidos e ácidos clorogênicos fazem com que a bebida seja anti-inflamatória e uma excelente forma de prevenção contra alguns tipos de cânceres (pele e fígado), diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Longevidade: As substâncias presentes no café ajudam a reduzir os riscos de desenvolver enfermidades, o que aumenta a expectativa de vida. A sua propriedade antioxidante também contribui com o fortalecimento do sistema imunológico.

Concentração e disposição: O grão é um ótimo aliado para estimular a atividade cerebral. Ademais de evitar dores de cabeça, pois provoca a descompressão dos vasos sanguíneos, ele dá energia e melhora a concentração.

Auxilia na prática de exercícios físicos: Para os amantes de esportes e exercícios físicos, a bebida também é uma aliada. A cafeína, na forma natural, aumenta a concentração e dá energia, o que potencializa o desempenho e ajuda a melhorar a performance física e cognitiva.

Fique por dentro de dicas de consumo

Para potencializar os efeitos da bebida na melhora da qualidade de vida, a profissional separou algumas dicas de como consumir o café da maneira mais saudável possível.

Adoçando de forma correta: O ideal é escolher um produto de boa qualidade para que não haja necessidade de adoçá-lo. Porém, para aqueles que não conseguirem ingerir a bebida de forma natural, é recomendado usar adoçantes orgânicos, como os que são à base de Stevia, por exemplo, e em pouca quantidade. Açúcar jamais!

Dose certa: A dose recomendada é de três xícaras por dia, o que significa consumir de 300 a 400 miligramas de cafeína. Gestantes e adolescentes não estão impedidos de tomar café, mas devem se atentar a quantidade correta, que é de 100 a 200 miligramas/dia.

Recipientes: Plástico jamais! Os coffee lovers devem sempre priorizar xícaras, canecas e copos de porcelana e/ou vidro.

Mônica Pinto, Nutricionista e Coordenadora de Projetos da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), destacou a versatilidade da bebida e os seus benefícios para o organismo: “O café agrada o paladar da maioria das pessoas e é um grande companheiro desde o café da manhã até o fim do dia. Quando consumido em doses moderadas, o café possui ação estimulante. Assim, o sono diminui e a energia aumenta. Os efeitos comportamentais mais notáveis são: a melhora da performance cognitiva e psicomotora, e maior concentração. O café , além de ser uma paixão nacional contribui  de maneira positiva  para o organismo, proporcionando mais disposição e melhorando a nossa capacidade de trabalho.”