Exercícios físicos para prevenir quedas e fraturas em idosos na quarentena

 

A atividade física é essencial para prevenir quedas na terceira idade, um problema que atinge pelo menos um terço da população mundial. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que 28% a 35% das pessoas com mais de 65 anos sofre com alguma queda no mínimo uma vez ao ano. Esse problema aumenta o risco de morte nessa faixa etária.

 

A dra. Leda Magalhães de Oliveira, fisioterapeuta da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), explica que ao fortalecer os músculos, os exercícios acabam estimulando também os ossos a se tornarem mais fortes. “Além disso, músculos mais fortes nos ajudam a ter melhor equilíbrio e nos cansar menos”, complementa.

 

Nesse período de pandemia, mexer o esqueleto se tornou ainda mais importante para manter o bem estar mental e fortalecer o sistema imunológico. Mas como fazer isso se os idosos são justamente o grupo mais vulnerável ao novo coronavírus e precisam ficar em casa?

 

Os especialistas da ABRASSO (Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo) mostram que é possível adaptar nossos lares e até mesmo casas de repouso para criar uma rotina indoor de exercícios físicos.

 

E nem é preciso comprar equipamentos de academia. Os únicos instrumentos utilizados na série de exercícios criada pela dra. Leda e pela dra. Aurora de Fátima Gazolin Cecilio Mafra Cabral, também fisioterapeuta da Unifesp, são duas garrafas cheias de água, uma parede, uma cadeira e a cama.

 

“Esses exercícios foram feitos para pessoas com osteoporose, mesmo os pacientes que já têm fratura, como uma forma de fortalecer a musculatura e, assim, sustentar a fragilidade óssea. Porém, eles também podem ser indicados para portadores de outras doenças e para a população geral”, explica a dra. Aurora.

 

A dra. Leda recorda que é ainda mais importante manter essa rotina de exercícios agora porque quando ficamos só dentro de casa, especialmente os idosos, os movimentos se reduzem. Dessa forma, perdemos músculos e, os ossos, cálcio, tornando-se mais frágeis. “Apesar de nos mexermos ao fazer os serviços domésticos, isso não é suficiente para estimular o bom funcionamento do corpo”, conclui a profissional.

 

O que acha de publicar um conteúdo sobre esse tema? Os profissionais da equipe de fisioterapia da ABRASSO estão disponíveis para passar dicas de exercícios para os idosos e orientar todos os cuidados necessários para realizá-los de forma segura.